quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bené, um grande anão ... de Recreio,Minas

Recreio de Boa Memória
                   Bené conta histórias          de seu tempo de sala de aula e de                 seu trabalho como vereador      
                                                                              por A de Antônio



Mar de Morros em seu número 136, continua falando dos tempos de bandas musicais de nosso Recreio, focando dessa vez a época das últimas tentativas do recreiense em tentar voltar com as  Bandas Musicais, sob o título E A BANDA PASSOU. E continua falando sobre o poeta Noel Veiros, revelando dessa vez quem foi esse contador de histórias românticas da época do semanário O VERBO e ainda publica um poema para ilustrar como era uma das seções do jornal que publicava as poesias, contos e crônicas de Noel. A seção tinha o título " JÓIAS DA ALMA - repositório das cousas do coração", e era um dos xodós da imprensa então representada pelo extinto jornal O VERBO. No que diz respeito a memória recreiense, o fanzine criado pelo Anibal Werneck, nesse presente número traz ainda o início de uma série de relatos contados pelo Pedro Wilson Carrano Albuquerque, relembrando fatos e gentes do Recreio,de Minas das décadas de 40 e 50, época em que o autor passou sua infância, seu tempo da então escola primária, primeira comunhão e revive todo o glamour e também as dificuldades dessa época. RECREIO, este é o título, será publicado em capítulos e foi extraído do livro Encontro com os Ancestrais ( livro da árvore genealógica das famílias Carrano Albuquerque ) do Pedro Wilson.Esta história já foi publicada pelo Mar de Morros, em sua primeira fase e tambem em OJR,M , na época do mimeógrafo ,quando OJR era publicado em Duplicador Rex-Rotary.
E pra "bagunçar o coreto" como se dizia naquela época ( essa expressão durou até alguns anos depois que as bandas "morreram") temos a entrevista com o BENÉ, o popular anão querido de todos os recreienses e de todas as pessoas que têm o prazer de conhecer essa figura espetacular de cidadão recreiense. Ele fala sobre o seu tempo de aula, relembrando as "bagunças" da sua época de banco de escola, dos intermináveis "puns" , mas também fala de seu trabalho de quando foi vereador. A entrevista será publicada em capítulos,e a primeira parte sai em Mar de Morros, edição 136.
Enfim, Mar de Morros, continua com o seu propósito de resgatar esse Recreio dessa época que passou, mostrando que tem tudo a ver com um Recreio de Boa Memória .
Mar de Morros traz ainda textos literários de seus colaboradores.
Você encontra Mar de Morros, na Radiante; na Stylu's Video, em Recreio e Leopoldina; na Banca da Magali,; na Studi G Bytes.  Ou peça por email anoradiante@gmail.com ou por telefone 32-3444-1639.

domingo, 14 de setembro de 2014

Os bons tempos de Recreio,Minas das Bandas de Música

A MÚSICA EM RECREIO,Minas
      ONTEM              e          HOJE
( o sucesso )                         ( como estamos?)

Quando Recreio era apenas a estação da estrada de Ferro Leopoldina, duas igrejas, alguns correios de casas no centro e outras residências espassas e poucas casas comerciais, o povo conhecia a sua música. Antes de exisitir a famosa Lyra Operária 1º de Maio, Recreio conheceu outras corporações musicais. Isto em fins do século XIX . Em princípios deste século¹, havia a Banda dos Sem Ciroulas composto de garotos, e uma outra composta de adultos. Neste período tinha início a Sociedade Musical Lyra Operária 1º de Maio, sob a regência de Joaquim Lucas Martins; Joaquim Lucas ia lecionando música. preparando assim os componentes para a agremiação. Com a morte do Joaquim, passa a reger esta banda José Lucas, seu filho.
Como o pai, José Lucas lecionava música e formava seus músicos.
Para retratar o valor e o trabalho desses dois grandes professores, basta citar que o número de instrumentos disponíveios era inferior ao número dos componentes da banda, ficando um instrumento apenas para dois e até três músicos.
Em 4 de abril de 1927 esta agremiação musical se transforma em sociedade com estatuto próprio. Recreio chegava ao auge em matéria de música. A Lyra Operária figurava entre as melhores da Zona da Mata Mineira. Muitos ainda recordam das festas de 1º de Maio. Porém em 1947, com mais de 40 anos de existência chegava ao fim esta entidade. Na década de 40, sob a direção de Arcelino de Oliveira Simão existiu o conjunto Recreio Jazz, composto de elementos da Lyra 1º de Maio.
Tempo houve em que havia uma corporação musical de violonistas de ambros os sexos².
Após este tempo áureo de nossa música apareceram vários conjuntos, de duração limitada, que surgiam de apresentações de carnaval. Deste tempo: Élcio e seu Conjunto, sob a direção de Pedro Élcio, que se extinguiu em 1967. Tivemos ainda Jair e sua Orquestra, sob a direção de Jair Lobo, de 1958 a 1963 e que fez grande sucesso em Petrópolis, chegando a ser notícia na imprensa fluminense
A Sociedade Musical Operária Flor da Mocidade³, a mais recente que se apresentou pela última vez em 1967 veio preencher a lacuna deixada pela Lyra Operária 1º de Maio.
Está ligado ainda à nossa história, a participação do músico Juracy Martins, natural de Providência, que dirigiu na década de 30, em Recreio, Jura e sua Orquestra.
Temos assim em poucas palavas o que podemos chamar de primeira fase da história da música em Recreio. A segunda fase seria o movimento iniciado em 1967 com os conjuntos musicais Ember-Boys, Os Selenitas e Recreyans Boys. Esta segunda fase estaria ligada aos movimentos da então "jovem-guarda". ( Extraído de COMPLEMENTO p 3 e p 4, agosto, 1978, suplemento de O JORNAL DE RECREIO,Minas )____________________________________________________________________                                                                                                                                                   
1- Este artigo foi escrito em 1978, portanto "este século" refere-se ao Século XX.
2- Veja nesta edição de MAR DE MORROS, na página 14, ORQUESTRA DE VIOLINOS DE RECREIO,MG composta apenas de mulheres, de 1942.
3-  Tinha como presidente e maestro, o ferroviário Sebastião Rodrigues Milagres.


Pintura de Ruy Germello, cópia de uma foto da Sociedade Musical Lyra 1º de Maio de Recreio. De 10 de maio a 10 de junho/2013, o artista plástico Ruy Germello fez uma Exposição em Homenagem aos 120 anos de fundação da Sociedade Musical Lyra 1º de Maio, no Centro Cultural Aristides Dorigo, apresentando suas pinturas de fotos da época da banda e ainda reportagens, e outros documentos selecionados. Apresentação ainda de filmes  do Recreio antigo e Clip do Mineiro Pau onde aparecem ainda os Bonecos Gigantes confeccionados pelo Ruy e seu amigo Amerquinho Simão. Em um dos clips, música O MINEIRO PAU, de Anibal Werneck de Freitas. (http://exartec.blogpot.com )




Capa da revistinha Complemento, agosto de 1978 (suplemento de O JORNAL DE RECREIO,Minas) de onde transcrevemos este artigo: A MÚSICA EM RECREIO-ONTEM (o sucesso) e HOJE ( como estamos? )


sábado, 23 de agosto de 2014

Mar de Morros relembrando momentos Radiantes de fatos e gente de Recreio,Minas

Apresentando
...e continuando na estrada, mais um Mar de Morros chega até você. Enquanto alguns de nossos colaboradores estão "descansando", os de plantão vão aparecendo e enriquecendo com seus escritos as nossa páginas. Mas aqui fica mais uma vez os apelos pra que você que parou de escrever, volte a enviar suas colaborações. Continuamos a falar da história de nossa música, fazendo uma retrospectiva dos tempos das bandas e outras expressões musicais, indo até a época da "jovem guarda", quando Recreio também seguiu a "onda do yê yê yê e também revivemos o tempo do semanário O VERBO, jornal que circulou mais de um século em Recreio, focalizando um de seus grandes colaboradores que assinava como Noel Veiros suas crônicas sentimentais e seus poemas românticos. Na próxima edição de Mar de Morros continuaremos com esse assunto e assim será revelado o nome desse "desconhecido", pra quem não sabe, é claro. E sem mais delongas, fique com mais essa edição de seu fanzine que apresenta o seguinte:
A Música em Recreio, ONTEM(o sucesso) e HOJE (como estamos?)........p 3
Estação Recreio 3 ( do Jorge Miranda); Pindorama, o paraíso perdido; e A escravidão ainda continua em Pindorama (Aníbal Werneck de  Freitas ).....p 5 
Loja Ano Radiante ...................................................................................................p 6
Não é Ficção ( Luiz Fernando Mello) .....................................................................p 7
Noel Veiros, esse desconhecido ... ( Elson S. Meira ).......................................p 8
O insight ( Ary Guilherme Ferreira ) .......................................................................p 10
A noiva ( Jairo Ferreira Machado ) ........................................................................p 11
Caso de honra (Armindo Torres ) ...........................................................................p 12

Orquestra de Violinos de Recreio,Minas ( Celso Lourenço ) ..........................p 14 (foto)
Anoitecendo (a de Antônio) ; A leveza do ser (Anibal Werneck de Freitas)...p 15
Os maiores jogadores do Ideal e do Recreio...juntos ( Helso Teia ) ............p 16
Marco A. w. Freitas


Mar de Morros  - edição anterior
Edição 134 . Ano XV . Nº 6/2013
Colaboradores:
Anibal Werneck de Freitas ( Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro),
Armando Sérgio Mercadante ( Primeira turma do ginásio John Kennedy ),
Zé Guimarães ( Rolezinho, com Rubico Tantã ),
a de Antônio ( O jardim dos sonhos do recreiense ),
Nilton André e Marco Antônio Werneck de Freitas ( No tempo das Bandas musicais em Recreio,Minas ),
Clóvia Cunha ( Amigo de fato ) ,
Ary Guilherme Ferreira ( Os idiotas ),
David Germello ( O golpe do retrato ),
Armindo Torres ( O professor ),
Jairo Ferreira Machado ( Sonhadora ),
Gil Fioreza ( desenho )
Jorge Miranda e Gildo ( Com a palavra, os colaboradores )

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A IMPORTÂNCIA DAS GRANDES ÁRVORES ....

POSTADO EM JANEIRO DE 2014 ... http://www.anoradiante.com.br

Recebemos, por email, o apelo do Greenpeace e aqui participamos com nosso apoio na divulgação e petição. Contamos com o seu apoio, participe…
Greenpeace
As florestas são muito importantes para nós. Precisamos protegê-las. Assine pelo Desmatamento Zero.

Esta e outras campanhas do GREENPEACE receberam ampla divulgação em ANO RADIANTE. Visite a página de campanhas do GREENPEACE 

Tudo começou há muitos e muitos tempos



Não é de hoje que estamos sempre a procura de alguma .... digamos de alguma coisa. Por isso , estou aí arriscando um novo blog que atenderá a uma procura minha desde quando comecei com os blogs e sites de ANO RADIANTE...

Este é o  TEMPOS RADIANTE ... SIM, por um lado há um erro de concordância mas se olharmos por outro ponto de vista estamos usando um vocábulo por que não dizer híbrido onde a palavra RADIANTE fica assim impregnada de força adjetiva, pela posição na linguagem portuguesa e com força também de substantivo numa linguagem evolutiva da língua brasileira com um certo ... não tendo outra palavra, direi ... com um certo charme inglês... Fica aí então esta tentativa de tentar dizer por mais um blog da RADIANTE RECREIO... ou melhor de O JORNAL DE RECREIO,Minas ou simplesmente de M.A.W.F.
Sejamos bem-vindos,,,
Mas ainda não falei de meu objetivo principal nesse blog. Aqui estaremos postando tudo aquilo que foi postado nos blogs e sites ANO RADIANTE nos períodos anteriores...
Assim não deletamos e nem deixamos de registrar a nossa história e contribuição DIVULGANDO EVENTOS e COMPARTILHANDO SOLUÇÕES...
Marco Antônio W. F.